H2O MotorSports || Fórum Oficial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Scirocco R-Cup] Regras do Campeonato

Ir para baixo

[Scirocco R-Cup] Regras do Campeonato Empty [Scirocco R-Cup] Regras do Campeonato

Mensagem por Eduardo Qui Out 30, 2014 2:48 pm

[Scirocco R-Cup] Regras do Campeonato Banner_scirocco

Campeonato realizado em 6 etapas, 1 pista diferente para cada etapa,
usando o VW Scirocco GTR (Mod sobre o FXR).

CARRO:

VW Scirocco GTR (FXR Mod), sem restrição na admissão.

O mod do VW Scirocco está disponível em nosso tópico de Downloads, neste link: https://h2oms.forumeiros.com/t498-scirocco-r-cup-downloads-do-campeonato

Lastro:


Aplicação de lastro de acordo com a posição de chegada na etapa anterior:

1º colocado - 30kg
2º colocado - 20kg
3º colocado - 10g
4º colocado em diante - isento

O lastro é cumulativo entre as etapas. Como são 6 etapas, o lastro máximo poderá chegar a 150kg.

A quantidade de lastro a ser aplicada será informada abaixo da tabela de classificação. Em caso de empate na pontuação feita na etapa, os pilotos empatados usarão a mesma quantidade de lastro, o que poderá afetar mais do que apenas 3 pilotos.

Exemplo: Suponhamos que, numa etapa, as pontuações tenham sido:

1º colocado: Senna - 43 pontos - receberá 30kg
                  Prost - 43 pontos - também receberá 30kg
3º colocado: Piquet - 30 pontos - receberá 10kg
                  Fittipaldi - 30 pontos - também receberá 10kg
                  Mansel - 30 pontos - também receberá 10kg
6º colocado: Barrichello - 25 pontos - não receberá lastro

CALENDÁRIO E PISTAS:

Pré-qualificação:

Período para definição das categorias Master e Light

Pista: Blackwood GP Reverso (BL1R)
Início: 04/11 às 13h
Término: 11/11 às 12h

Etapas:

- 16/Nov - Blackwood GP Reverso (BL1R) - 27 voltas
- 23/Nov - Aston North Reverso (AS7R) - 17 voltas
- 30/Nov - Westhill Int. Reverso (WE1R) - 20 voltas
- 07/Dez - Kyoto Oval Normal (KY1) - 46 voltas (não haverá aplicação de lastro)
- 14/Dez - Fern Bay Green Reverso (FE2R) - 30 voltas
- 21/Dez - South City Town Course (SO5) - 26 voltas

Todas as etapas, incluindo a pré-qualificação, serão realizadas em dia céu limpo e com pouco vento.

SERVIDOR:

Categoria Master: H2O||Menez
Categoria Light: H2O||Menez 2

PILOTOS E EQUIPES:

Os pilotos poderão se inscrever individualmente ou através de uma equipe. Cada equipe deve ser constituída de, no mínimo 2 pilotos e, no máximo 5 pilotos.

Equipes subdividas são aceitas desde que respeitadas os limites mínimos e máximos de pilotos integrantes, utilizando "sobrenome" diferente e pintura diferente.

Exemplo:

- Equipe H2O MotorSports - 3 pilotos
- Equipe H2O RacingTeam - 2 pilotos

DEFINIÇÃO DE CATEGORIAS

Para que todos possam participar, a definição das categorias Master e Light será através do período de pré-qualificação previsto no calendário e que funcionará da seguinte maneira:

Categoria Master: os 26 pilotos com volta mais rápida no período de pré-classificação. Farão todas as etapas conforme o calendário no servidor 1 (H2O||Menez).

Categoria Light: os demais pilotos que marcaram do 27º tempo em diante, os pilotos que não registraram tempo e os pilotos que se inscreverem após o período de pré-classificação. Farão todas as etapas conforme o calendário no servidor 2 (H2O||Menez 2).

Pré-qualificação:

No período de pré-qualificação, o servidor H2O||Menez estará configurado para voltas de classificação e fechado com senha onde somente os pilotos inscritos receberão a senha para registro de tempos.

O registro do tempo é obrigatório a todos os pilotos inscritos que desejam participar. Os pilotos que não registrarem tempo serão automaticamente listados na categoria Light, assim como todos os pilotos que se inscreverem após o término da pré-qualificação.

O resultado da definição de categorias será postado neste fórum em tópico específico dentro da categoria do campeonato.

Atenção: No período de pré-qualificação é obrigatório o uso do nome de piloto dentro das regras do campeonato, respeitando a tag definida para a equipe na inscrição.

O servidor H2O||Menez 2 estará aberto para treinos livres e os tempos registrados nele não serão válidos para a pré-qualificação.

Reorganização de Equipes:

Após o período de pré-qualificação e até as 17h de sexta-feira que antecede a primeira etapa, as equipes que tiveram os pilotos separados entre as categorias deverão refazer suas inscrições obedecendo a divisão de categorias (não atualizem inscrições feitas, façam novas).

As equipes que não cumprirem, poderão ter seus pilotos inscritos como independentes até que a inscrição seja regularizada, lembrando que o tópico de inscrição fica bloqueada das 17h de sexta até as 12h de segunda.

Observação importante: as equipes podem inscrever todos os seus pilotos sem subdivisão enquanto não houver o resultado da definição de categorias. Após a definição, as equipes deverão se reorganizar respeitando as categorias definidas e o limite de pilotos por equipe.

Número mínimo de Inscrições para divisão:

É necessário 41 inscrições válidas (inscrição no fórum e registro de tempo válido no período de pré-qualificação) para que a divisão seja feita, ficando a categoria Master com 26 pilotos e a categoria Light com 15 pilotos, pelo menos.

Caso não atinja o mínimo de 41 inscrições válidas com registros de tempo, o campeonato será realizado apenas em categoria única de 32 pilotos.

Critério de Participação em Categoria Única:

Havendo mais do que 32 pilotos presentes na primeira etapa, o critério de participação será:

1ª Etapa:

A prioridade será dada aos pilotos que participaram da pré-qualificação realizando registros válidos, seguindo a ordem de classificação final definida. A ordem foi divulgada no tópico pertinente: https://h2oms.forumeiros.com/t525-scirocco-r-cup-nao-havera-duas-categorias

Os 32 primeiros da classificação final de pré-qualificação tem vaga garantida. Do 33º piloto ao 37º dependerão da falta de algum desses pilotos para poderem participar.

Exemplo:

O 33º poderá entrar caso um dos 32 não esteja presente.
O 34º poderá entrar caso mais um dos 32 não esteja presente.
E assim por diante.

Completo este critério e ainda havendo vagas, os pilotos inscritos que não participaram da pré-qualificação deverão participar de uma qualificação que ocorrerá no servidor 2 simultâneo à qualificação da etapa no servidor 1, disputando as vagas remanescentes.

Exemplo: Sobraram 3 vagas. Os 3 melhores na qualificação do servidor 2 terão o direito de participar da 1ª e 2ª bateria desta etapa, alinhando no grid do servidor 1 de acordo com o tempo que conseguiu no servidor 2.

2ª etapa em diante:

Os 32 pilotos que participarem das etapas anteriores garantirão vaga permanente no campeonato, não estando sujeitos ao tempo de qualificação nas etapas seguintes para participar.

Com isso, todos os pilotos que participam, ganham preferência nas próximas etapas sobre os que não participam, prevalecendo sempre o piloto que participou de etapas mais antigas.

E caso ainda haja vagas, o critério de prioridade deverá seguir o mesmo adotado para a primeira etapa, ou seja, primeiro pilotos que participaram da pré-qualificação e, em seguida, o resultado da qualificação de pilotos no servidor 2 disputando vagas para a etapa no servidor 1.

Excesso de Inscrições (havendo duas categorias):

Caso haja mais do que 52 inscrições e registros de tempo na pré-qualificação, as categorias serão aumentadas para que o número de pilotos fique sempre em equilíbrio, iniciando o aumento sempre pela Master, ou seja, a Light sempre será igual à Master em número de pilotos, podendo ter apenas 1 piloto a menos, nunca à mais.

Acima de 64 inscrições serão atendidas somente em modo de espera, ou seja, o piloto poderá ficar no servidor 2 até o momento do início da etapa e, caso algum piloto não compareça, o piloto que está em modo de espera poderá correr na etapa.

PINTURAS (SKINS):

São permitidas aplicações de pinturas personalizadas.

Cada equipe deverá utilizar a mesma pintura para todos os seus pilotos, diferindo apenas na identificação do piloto (Número - obrigatório - e Nome - opcional). Para equipes subdividas, é obrigatório uso de pintura diferente entre suas divisões no campeonato.

Os pilotos independentes também deverão ter sua pintura para o campeonato. Os que quiserem, poderão gerar uma skin dentro do padrão usando o gerador de skins do campeonato. Acesse o link de Downloads e procure pelo Gerador de Skins para providenciar a sua: https://h2oms.forumeiros.com/t498-scirocco-r-cup-downloads-do-campeonato

Equipes e pilotos independentes deverão seguir às regras de pintura abaixo:

Regras para Pinturas: Em todas as pinturas deverá constar o número do piloto na lateral do carro, dos dois lados, em local visível. Também será obrigatório a aplicação da logo dos patrocinadores do campeonato (Cockpit Extreme Racing, Menez e Hakodesh) em qualquer lugar do carro, em local visível. As logomarcas dos patrocinadores podem ser baixadas no tópico de downloads: https://h2oms.forumeiros.com/t498-scirocco-r-cup-downloads-do-campeonato

Não haverá template a ser aplicada, será observado apenas o cumprimento das obrigações acima.

É proibido pinturas com imagens pornográficas, de apologia às drogas, prática de crimes, racismo ou qualquer tipo de preconceito. As pinturas serão avaliadas pela organização e são passíveis de ser reprovadas para uso no campeonato.

NOME DO PILOTO (NICKNAME):

Durante a qualificação e corrida, todos os pilotos deverão adotar o seguinte padrão de nome de piloto (Nickname):

AAA N. Sobrenome

AAA - Tag - sigla com 3 caracteres composto apenas por letras de A-Z e/ou números de 0-9, que represente a equipe e definida na inscrição. Caracteres especiais como pontuação, acentuação ou qualquer outro tipo são proibidos. Os 3 caracteres deverão estar numa mesma cor a critério da equipe.

Os pilotos inscritos de forma independente (sem equipe) deverão usar a sigla SRC na cor branca.

N. Sobrenome - O nome abreviado do piloto e o Sobrenome por extenso do piloto, o mesmo utilizado na inscrição, todo na cor branca.

Por exemplo:

Piloto inscrito: #29 - Eduardo Silva - H2O MotorSports
Nick: H2O E. Silva

Piloto inscrito: #78 - Henri Sanfer - Energy Virtual Racing
Nick: EVR H. Sanfer

Piloto inscrito: #50 - Jorge Alberto - Piloto Independente
Nick: SRC J. Alberto

PLACAS:

Deverá ter o símbolo "jogo-da-velha" (#) e o número do piloto em dois dígitos, sem aplicação de cor.

Exemplos:
#29
#08
#01
#50

APRESENTAÇÃO DOS CARROS, PILOTOS E EQUIPES:


As equipes e pilotos poderão tirar fotos de lançamento de seus carros com suas pinturas, elaborar uma matéria e postar no tópico específico: (link)

A apresentação deve conter:

- Título (título do tópico)
- Iniciar com 1 única foto
- Seguir com um texto sobre a apresentação
- Concluir com fotos da apresentação. Não há limite de fotos.

A apresentação que estiver válida conforme os requisitos acima serão movidos para o tópico de destaque do fórum, sendo na página inicial do Fórum da H2O, com possibilidade de comentários por todos os membros do fórum.

Esta apresentação é opcional, mas incentivamos a todos e participarem também, como uma pré-temporada.

INSCRIÇÕES:

É necessário possuir licença S2 oficial do Live for Speed de seu uso exclusivo. Poderão se inscrever pilotos de qualquer nacionalidade, desde que entenda o idioma português.

As inscrições podem ser realizadas durante o período de Campeonato. No entanto, nos finais de semana de etapa, o tópico de inscrições estará bloqueado no período das 17h de sexta-feira às 12h da segunda-feira seguinte, ou seja, as inscrições só podem ser realizadas de segunda à sexta, válido para todas as etapas. Esta regra objetiva termos um melhor controle sobre as inscrições e evitar inscrições de pilotos que não tomaram conhecimento das regras e detalhes do campeonato.

Como se inscrever:

Para se inscrever, o piloto deverá acessar o tópico de inscrições no fórum e informar os dados solicitados, neste link: https://h2oms.forumeiros.com/t499-scirocco-r-cup-inscricoes-do-campeonato

Inclusão de pilotos em equipes durante o campeonato:

A inclusão de novos pilotos em equipes durante o campeonato é permitida para qualquer etapa. No entanto, caso o piloto já esteja inscrito como piloto independente, este perderá os pontos adquiridos até o momento, iniciando uma nova somatória de pontos pela equipe.

Não será permitida troca de pilotos entre equipes durante o campeonato.
 
FORMATO:

Cada etapa será composta por:

Qualificação, iniciada às 21h, com duração de 15 minutos. Durante a qualificação, é permitido entrar nos boxes (Shift+P) ou em modo espectador (Shift+S) e voltar à pista. Paradas no pit para abastecimento, troca de pneus e conserto do carro são permitidos. Ao completar volta rápida, não é necessário voltar ao pit lane, o Shift+S poderá ser usado imediatamente.

Corrida dividida em duas baterias de aproximadamente 30 minutos cada. O grid de largada da primeira bateria será de acordo com a qualificação, enquanto que a segunda bateria terá inversão dos oito primeiros colocados do grid de chegada da primeira bateria. Os pilotos que não completarem a primeira bateria ou não participaram dela, poderão participar da segunda bateria, mas deverão largar no final do grid, após os pilotos que completaram.

Pit Stop: Nas duas baterias é obrigatório parada no pit, mas o abastecimento de combustível, troca de pneus ou conserto do carro não são obrigatórios. Ou seja, pode ser configurado para 0% de abastecimento, nunca trocar os pneus e não consertar danos, ficando estes 3 serviços facultativos ao piloto. Somente a parada no pit é obrigatória, não os serviços. Não há janela de parada, pode ser feita em qualquer volta da bateria.

Não será permitido entrar na pista após o início da corrida, válido para as duas baterias. Ou seja, só poderá participar quem alinhou no grid de largada. No caso de abandono da corrida, por qualquer motivo, o piloto não poderá voltar à corrida da mesma bateria de onde abandonou. Entrar nos boxes (Shift+P) e retornar à pista também é proibido.

Entre a qualificação, a primeira bateria e a segunda bateria haverá um intervalo de 3 minutos.

PONTUAÇÃO:

1º colocado: 25 pontos
2º colocado: 18 pontos
3º colocado: 16 pontos
4º colocado: 14 pontos
5º colocado: 12 pontos
6º colocado: 10 pontos
7º colocado: 9 pontos
8º colocado: 8 pontos
9º colocado: 7 pontos
10º colocado: 6 pontos
11º colocado: 5 pontos
12º colocado: 4 pontos
13º colocado: 3 pontos
14º colocado: 2 pontos
15º colocado: 1 ponto

Não haverá pontos para pole position e volta mais rápida.

Ordem de relevância no critério de desempate:

1º - Número de Vitórias;
2º - Número de Pole Positions;
3º - Número de Partição em Provas;
4º - Posição na ultima prova do campeonato.

OBRIGAÇÕES E INFORMAÇÕES DE REFERÊNCIA:

A cada etapa, todos os pilotos inscritos receberão, na sexta-feira ou no sábado anterior, o briefing da etapa por e-mail, contendo todas as orientações específicas da prova, inclusive a senha do servidor para a prova. Também servirá de canal para tirar dúvidas que serão respondidas a todos por e-mail. Com isso, não haverá briefing por TS antes do início da qualificação e nem a obrigatoriedade de uso do TS, ficando facultativo a cada piloto.

Na saída do pit, todos os carros deveram obedecer à sinalização de pitlane que divide a pista de corrida.

Carros na pista de rolagem do pit têm a preferência sobre os carros que estão parados ou que estejam abandonando seus locais de parada.

No término de cada bateria, os 3 primeiros colocados deverão alinhar seus carros na linha de chegada sendo o primeiro colocado ao meio, o segundo à direita do primeiro e o terceiro à esquerda do primeiro. Os demais poderão entrar em modo espectador sem necessidade de retorno ao pitlane.

PROIBIÇÕES:

Proibido participar da qualificação e das corridas sem a aplicação de lastro, conforme previsto nas regras. O lastro de cada piloto deverá ser consultado junto à tabela de Classificação do Campeonato. Punição no descumprimento: Em qualificação: Desclassificação (O piloto deve largar em último na 1ª Bateria). Em corrida: Desclassificação da bateria.

É proibido avançar sobre a linha de saída do pitlane que divide a pista de corrida, sob pena de punição na pontuação da classificação. Punição: -2 pontos por ocorrência.

É terminantemente proibido o uso de "BUMP" (empurrar outro carro) durante a qualificação e/ou corrida. Punição por descumprimento: Desclassificação da bateria.

Chat durante qualificação e corrida também são proibidos. Durante os intervalos, o chat é permitido. Observar chamadas da organização da prova que indicarão o início e o fim das sessões. Punição no descumprimento: -2 pontos por ocorrência.

Uso de buzina e sinal de luzes proibido durante qualificação e corrida. Permitido apenas após a linha chegada no término de cada bateria. Punição no descumprimento: -2 pontos por ocorrência.
Obs.: Faróis permanentemente acesos são permitidos.

Manter carro na pista sem atividade, seja depois de um acidente, falta de combustível ou qualquer outro motivo. A retirada do carro é obrigatória para modo espectador. Punição no descumprimento: -2 pontos por ocorrência.

Manobras como "zerinho", arrancadas e derrapes bruscos dentro do pit lane, no momento em que for necessário alinhar no muro por exemplo, no início ou término da corrida ou da qualificação. Permitido apenas aos 3 primeiros colocados após alinhamento do "pódio" para foto, como forma de comemorar as colocações. Punição no descumprimento: -5 pontos por ocorrência.

ANÁLISE COLABORATIVA DE OCORRÊNCIAS:

O intuito da H2O na organização deste campeonato é de promover corridas organizadas e a competição sadia entre pilotos e equipes.

Parte da organização inclui a verificação do cumprimento das regras e do comportamento dos pilotos na pista, de forma a evitar que atitudes que prejudiquem adversários não sejam observadas. Mas para isso acontecer, é necessário que mais pessoas estejam envolvidas na organização, o que nem sempre dá certo.

Por esse motivo, as ocorrências nas etapas que infrinjam este regulamento ou senso desportivo do automobilismo (incluindo queimada de linha de pit e uso de chat) deverão ser apontados pelos próprios pilotos que estão participando do campeonato. Ou seja, os pilotos, no interesse de verem seus adversários serem punidos por atitudes na pista ou no não cumprimento de regras, enviarão à organização do campeonato a observação, com referência da etapa, piloto(s) envolvido(s) e tempo no replay.

As observações enviadas serão analisadas sempre por três pessoas de equipes diferentes. A análise inicial será realizada pelo responsável da H2O, organizadora do evento. Os demais integrantes da análise de cada etapa serão definidos após as inscrições, onde se saberá as equipes que participarão do campeonato.

A análise será feita sempre entre três pessoas, de equipes diferentes, para que nunca haja empate em decisões contrárias e para que não haja tendência de favorecimento a equipe ou piloto.

Como solicitar análise:

As análises deverão ser solicitadas apenas por pilotos inscritos no campeonato. Para solicitar, o piloto já cadastrado no fórum da H2O, deverá enviar uma MP (Mensagem Privada) ao usuário Eduardo, que é o responsável pela H2O e quem irá compilar todas as solicitações feitas e submeter aos outros dois responsáveis pela análise.

A solicitação, obrigatoriamente, deverá conter os seguintes dados:

- Nome do Solicitante:
- Etapa / Circuito:
- Tempo do Replay:
- Sessão (Quali, 1ª Bat ou 2ª Bat):
- Piloto(s) Infrator(es):
- Descrição breve do fato/infração:

As solicitações deverão ser enviadas em até 48 horas após o término da etapa.

As solicitações enviadas que não contiverem todos os dados necessários ou forem enviadas após o prazo de 48 horas, serão ignorados. Todas as solicitações analisadas serão publicadas no fórum da H2O, em tópico específico do campeonato, sem a identificação do piloto solicitante, com o objetivo de preservar a integridade de cada piloto participante.

PUNIÇÕES:

As penalizações normalmente cometidas estão listadas abaixo com a devida punição. Após cada pedido de análise, referindo-se a uma destas infrações, a diretoria decidirá se cabe a aplicação da punição. Lembrando sempre que há acidentes de corrida sem culpados e, portanto, sem punição alguma.

Punições Leves (2 pontos)

- Queimar linha do pit stop na saída.
- Chat durante evento (qualificação e/ou corrida).[/size]
- Pintura fora das regras estabelecidas.
- Nick do piloto fora do padrão estabelecido.

Punições Médias (5 pontos)

- Acidente por imprudência (sem danos ao oponente e nem perda de posição).
- Direção perigosa e/ou imprudente, sem necessariamente envolver-se em acidentes.
- Mais de uma mudança de linha para defender a posição.
- Retornar à pista de forma imprudente, sem acidentes.

Punições Graves (10 pontos)

- Retornar a pista de forma imprudente, causando acidente.
- Causar acidente em bandeira amarela.
- Atrapalhar (propositalmente) ou criar resistência em bandeira azul.
- Acidente por imprudência (danos leves ao oponente e perda de mais de uma posição).
- Uso de palavras agressivas ou ofensivas no chat, durante evento.
- Causar acidente em bandeira azul sem danificar ou causando danos leves ao oponente.

Desclassificação da Bateria

- Acidente por imprudência retirando oponente da prova.
- Danificar gravemente carro do oponente em bandeira azul.
- Não aplicar lastro previsto nas regras / classificação.
- Uso de atalho para pit e voltar a corrida.

Desclassificação da Etapa

- Desrespeito à direção de prova.
- Não realizar pit stop obrigatório.
- Uso de “ajuda” para conseguir tempo em qualificação, seja por empurrão ("bump"), por corte de caminho ou qualquer outros meios não permitido. Troca de vácuo é permitido.
- Desrespeitar a pessoa do piloto.

Desclassificação do Campeonato

- Acidente intencional ou deliberado.
- Desrespeitar à pessoa da direção de prova.

EVENTUALIDADES:

Lag Excessivo no Servidor

Através de votação entre os pilotos participantes DO DIA, será definido se a prova será ou não realizada. Caso a resposta seja negativa, essa prova ocorrerá na semana seguinte, não importando se será data comemorativa ou época de férias. Todos os pilotos que votarem em que a prova seja adiada terão conhecimento prévio desta situação.

Queda do Servidor Durante a Corrida

- Menos de 50%: Relargada começando do zero.

- Entre 50% e 75%: Computado metade da pontuação, considerando a volta anterior ao início de quedas dos pilotos

- Mais de 75%: Dá-se por encerrada com pontuação total seguindo a posição de cada na volta anterior ao início de quedas dos pilotos.
Eduardo
Eduardo


http://www.h2oms.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos